Como decorar minha sala de aula?

Há muitas dúvidas na hora de decorar uma sala de aula pela primeira vez.
Qual o material mais adequado?
Quais cartazes são necessários?
Que materiais usar?
Como fazer?
O que são placas de rotina?

Decorando uma sala de aula


Bom, na hora decorar a sala de aula devemos pensar em deixar
a sala colorida e convidativa para estimular
o aprendizado das crianças.
Para isso lançamos mão de recursos como painéis,
placas de rotina e materiais de suporte
e apoio para o ensino.
Mas devemos ter muito cuidado na escolha dos materiais de decoração para oferecer os mais variados recursos sem deixar a
sala carregada e com muita informação.

Vogais

 Ideal para crianças de 2 a 5 anos fixarem as vogais
Convém ter gravuras das letras iniciais para ajudar a criança fazer associações.


Alfabeto Decorado  

Material essencial na sala de aula.
Ajuda a criança a reconhecer as letras.
Também convém ter gravuras das letras iniciais para ajudar a criança fazer associações.

Para sala com crianças que estão começando a reconhecer letras ( 3 a 7 anos) é recomendável que o alfabeto fique mais baixo, se possível na altura dos olho das crianças para facilitar o processo de reconhecimento.
Também você pode usar seu alfabeto como apoio para aulas mais dinâmicas...
criando um painel com bolsos você pode pedir fotos das crianças, objetos, brinquedos, comidas, legumes, gravuras, embalagens... os mais variados recursos para que as crianças associem as letras em forma de brincadeiras e jogos estimulado-as de maneira criativa e significativa.




A galinha do vizinho...
Escola é lugar de cantar!!!

Cantigas de roda para trabalhar e fixar um conhecimento são ótimas.
Devemos usar sempre que possível.

para crianças pequenas ( 2 a 4 anos)




 material com mais recursos( para crianças de 3 a 7 anos)


Formas geométricas

 Recurso fundamental para crianças de 2 a 6 que precisam adquirir o conhecimento de formas.
E com versos fica + interessante...
Eu  sou  o Quadrado
bonito  demais
Tenho  quatro  lados  e  
todos  iguais


E  eu  sou  o Círculo 
Sou  igual  à  lua
Sou  o  mais  bonito 
Lá  da  minha  rua




Eu  sou  o  Triângulo 
Tenho  três  biquinhos
De  chapéu  eu  sirvo 
Para  os  palhacinhos

Eu  sou  o  Retângulo 
Cresci  mais  de  um  lado
Para  fazer  inveja 
Ao  senhor  quadrado


Placas de Rotina

Como está o tempo?
É uma placa que tem como finalidade estimular a criança a observar o que acontece com o tempo todos os dias e assim construir dia-a-dia conceitos sobre o tempo no campo físico e subjetivo.


 Esse modelo estimula através da música a observação e
trabalha conceitos como subir e descer.
Ótima para crianças a partir de 2 anos

A dona aranha
subiu pela parede.

Veio a chuva forte
e a derrubou.

Já passou a chuva,
o sol já vai surgindo.

E a dona aranha
continua subindo.

Ela é teimosa
e desobediente.

Sobe, sobe, sobe
e nunca está contente.


 placa mais simples para crianças maiores.

Calendários
Simples: para crianças pequenas se familiarizarem com o processo. 


Completo: com sequência numérica montado dia-a-dia como no calendário atual.
Excelente para crianças a partir de 4 anos aprenderem e observarem as mudanças mês a mês que ocorrem durante todo o período letivo bem como sequência numérica.
Trabalhando noções de lógica e tempo.

Combinados

 Ideal para firmar regras de convivência.
Se possível crie as regras junto com as crianças,
pois torna o contrato + significativo.


Aniversariantes do mês
ferramenta essencial que valoriza e estimula a auto estima das crianças que
se sentem importantes no meio do grupo e que estão crescendo dia-a-dia
assim como seus colegas.



Ajudantes do dia

Recurso importante, para todas as idades, que ajuda o professor a
estimular a participação e a responsabilidade de cada aluno
valorizando e ensinando a questões como compromisso e respeito.

Palavras Mágicas



Tão importantes e necessárias hoje e sempre.
Esse material é um suporte lúdico que ajuda a criança na internalização de regras simples de convivência e respeito que devem ser usadas a vida toda.


Com versos do Pedro Bandeira fica mais fácil de aprender...

Se você quer ser feliz
E amizades conquistar,
Quatro palavrinhas mágicas
Vou agora revelar.

Não é “Abre-te-Sésamo”
E nem “Sin-sin-sa-la-bin”!
Nenhuma é “Abracadabra”,
Minha mãe disse para mim:

Guarde as quatro palavrinhas
Tenha sempre as quatro na mão,
Para usar toda hora,
Em qualquer ocasião.

Use sempre essas palavras.
Delas nunca tenha medo,
Pois eu quero ajudar...
Vou contar o meu segredo:

Diga sempre a sorrir,
Para não ser mal-educado:
Com licença, me desculpe,
Por favor e obrigado!

Acredite no que eu digo!
Pois, comigo funcionou.
São palavras de uma fada...
Foi a mamãe que me ensinou.

Pedro Bandeira


Quadro valor de lugar



Com material dourado para facilitar a compreensão desse conceito.
Numerais

Material imprescindível na sala de aula.
Serve como apoio para fixar o conhecimento sobre números e quantidades.
O importante é associar
NÚMERO - ESCRITA - QUANTIDADE
Dias da semana

Material importante para criar rotinas e horários diários e semanais
ampliando sua ideia de tempo.



Músicas?
Parlendas?
Versos?
Sempre!
Sempre que possível.
Isso auxilia a criança a lembrar e fixar.
Ontem foi domingo,
Eu fui passear.
Hoje é segunda-feira,
Eu vou estudar...
Amanhã é terça,
Eu vou desenhar.
E na quarta-feira?
Eu posso pintar!

E na quinta-feira?
Aprendo a cantar.
Para sexta-feira,
Eu poder brincar.
Sábado não tem aula,
Continuo a brincar...
Os dias da semana,
Eu já sei contar!

Numerais e escrita só para fixar



Cantinho da leitura

Para demarcar espaços de leitura agradáveis, se possível com tapetes e almofadas para ler livros bem a vontade....
 Vou contar, cá do meu jeito,
uma história muito antiga,
muito feita de princesa,
história de rei, de rainha,
história toda encantada,
melada de bruxa e fada,
história recontada
que resolvi aumentar.
Quem conta um conto, aumenta,
um ponto mais, outro mais,
transforma, vira e inventa,
quem conta um conto
refaz.


Sylvia Orthof
Além das placas de rotina você pode incrementar sua sala de aula colocando
recursos para explorar os mais diversos tipos de porta textos.
Porta textos

Advinha

Já parou pensar como essa simples brincadeira nos desafia
a pensar e a procurar soluções e alternativas em tão pouco tempo?


Quem não gosta de brincar de advinhas?
É muito bom quebrar a cabeça para tentar adivinhar e nessa brincadeira
o professor explora a percepção da criança
estimulando o desenvolvimento cognitivo.
Pra você brincar...




















Trava Língua

Eu adoro tra..tra..tra...trava língua!
Não há quem não erre...
e isso proporciona boas risadas
e um bom treino para dominar a língua.

Vamos brincar?
Sapo no saco
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.


Música do Dia
Música todo dia!
Na educação infantil a música deve entrar todo dia...
pode ser em uma atividade, no caminho do parquinho, na saída ... ou na entrada...
música sempre!
Esse quadro apresenta a música como um tipo de porta texto.
O destaque da música como texto e explorada como atividades na sala de aula
mostra para a criança que tem um estrutura diferente.
A criança, portanto, deve ter contato com os mais variados tipos de porta textos
para que possa observar, levantar hipóteses e construir conhecimentos sobre a leitura e a escrita, ampliando assim seu conhecimento.

O trem maluco
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo chic chic
Até chegar no Ceará
Rebola pai
Rebola mãe
Rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar
Um pouqinho de coca-cola
um pouquinho de guaraná
Dois burrinhos na escola
aprendendo o beabá
Receitas do dia
+ porta textos
e esse é um delícia!
As crianças vão adorar trabalhar textos de receitas e para melhorar e tornar ainda + significativa sua aula sugiro fazer uma cozinha experimental...
Aprender e provar o conhecimento é muito bom!
RECEITA DA MASSA
DO BONEQUINHO DOCE:

1 LATA DE LEITE EM PÓ;
1 VIDRO DE LEITE DE COCO;
1 LATA DE AÇÚCAR.

MODO DE FAZER:
JUNTE TUDO COM MUITO AMOR E CARINHO.
AMASSE BEM.
DEPOIS FAÇA OS BONEQUINHOS
E COMA MODERADAMENTE.

Poesia do dia

Dá para viver sem poesia?
Não!
Poesia vai muito além dá rima,
essa combinação de palavras, essa sonoridade,
esse conchego para os ouvidos
faz nossa alma rir, chorar e por vezes se surpreender!
A poesia é uma pulga,
coça, coça, me chateia,
entrou por dentro da meia,
saiu por fora da orelha,
faz zumbido de abelha,
mexe, mexe. não se cansa,
nas palavras se balança,
fala, fala, não se cala,
a poesia é uma pulga,
de pular não tem receio,
adora pular na escola...
Só na hora do recreio!
Sylvia Orthof

 Puxa,
como estou crescendo!


Régua para medir

crianças pequenas adoram e esse material é fundamental
para a criança adquirir noção tempo e consciência sobre o próprio corpo.



Placas de boas vindas
Não tem nada melhor do que ser bem recebido.
Sentir esse afeto e carinho é tudo de bom!

Esse material é extremamente afetivo e pode causar um
excesso de abraços na professora.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.
E se tiver mais alguma, basta mandar entrar em contato.
Bjs,
Dri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários... se precisar de orçamento ou informações solicite por email petilola@gmail.com